Motivação - um desafio constante dos empregadores
No atual mercado de trabalho, os empregadores estão
sempre buscando atrair novos
trabalhadores e tudo começa com o recrutamento. É crucial estimular, encorajar
e motivar os seus colaboradores, se deseja continuar a tê-los do seu lado.
Como motivar os colaboradores?
Motivar
os seus trabalhadores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração
não é suficiente. Um carro da empresa, benefícios extras e um aumento,
funcionam mas continuam a não ser suficientes.
Na
maioria das pessoas, os fatores que as motivam encontram-se nos desejos humanos
como o reconhecimento, o apreço, o estar ocupado com coisas que fazem sentido,
etc. Motivar é de fato complicado, por isso deixo-lhes algumas dicas para
motivar a sua equipe:
- Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer
o seu trabalho. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem
menos. Mostre-se receptivo.
- Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa.
- Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa.
- Tenha uma atitude positiva em relação à interação social e ao
trabalho de equipe.
- Mantenha as pessoas informadas sempre que possível.
- Mantenha as pessoas informadas sempre que possível.
- As incertezas podem desmotivar a sua equipe.
- Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam
totalmente uma tarefa ou uma função.
- Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o
bom dia.
- Dê aos seus trabalhadores objetivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.
- Dê aos seus trabalhadores objetivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.
- Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço.
- Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça
sem saber que as pode cumprir.
- Defenda a sua equipe. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos
seus colaboradores antes de se pronunciar.
- Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de
cada um.
- Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.
- Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.
Como desmotivar colaboradores?
Deixo-lhes uma lista de pontos com os quais pode
desmotivar o seu colaborador mais entusiasta. Aplique-os e pode ter a certeza
que até os mais motivados não tardam a perder o ânimo.
- Dê uma resposta vaga
e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os
o mais rapidamente possível.
- Elabore uma
quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos
seus colaboradores.
- Planifique reuniões
improdutivas e obrigue os seus colaboradores a estarem presentes.
Estimule a competição interna.
Estimule a competição interna.
- Esqueça-se
propositadamente de passar informações importantes, impedindo assim os seus
colaboradores de trabalharem como deve ser.
- Não seja construtivo
no seu feedback e nas suas observações.
- Não use os talentos
dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes.
- Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados.
- Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados.
- Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados.
- Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados.
- Trate os seus
colaboradores de forma injusta. Faça promessas que não pode ou não quer cumprir
(mas não ponha nada no papel).
Uso da linguagem e motivação
Impor os seus pontos de vista à sua equipe de uma
forma pouco correta, não o leva a lado nenhum. Para manter elevado o nível de
motivação dos seus colaboradores, é muito importante dizer-lhes o que deseja.
Por exemplo:
Em
vez de: "Não quero que tire férias nesta altura", diga: "Queria
que por esse e aquele motivo estivesse presente para reforçar a equipe".
Em
vez de: "Não está a fazer isto como deve ser", diga: "É melhor
fazer isto a partir de agora desta maneira".
Em
vez de: "Porquê é que fazem reuniões tão longas?", diga: "Pensem
em formas de fazer reuniões mais eficientes".
Em
vez de: "Isto está bem feito, mas aquilo está mal", diga: "É
melhor fazer aquilo desta maneira, para ficar tão perfeito como o trabalho que
está a fazer agora, que está muito bom".
Os
seus colaboradores querem objetividade e obtêm melhores resultados com um
padrão de linguagem claro. Às vezes é preciso refletir um pouco para traduzir
um "contexto não" para um "contexto sim". Mas, com tempo, é
possível fazer disso um hábito.
Palavras
proibidas
Há três palavras que convém não usar se quer motivar a
sua equipe: de fato, mas e espero.
De fato expressa
dúvidas;
Mas é uma negação
da frase anterior;
Espero mostra que
gostaria que as coisas mudassem mas que não acredita que isso alguma vez vá
acontecer.
Se, durante uma conversa de avaliação, disser:
"Estou de fato satisfeito com seu desempenho, mas acho que é uma pena necessitar de tanto tempo para
concluir o seu trabalho, por isso espero que isto mude." O colaborador vai interpretar o seguinte:
"Não estou nada satisfeito
porque você é demasiado vagaroso e não acredito que alguma
vez vá conseguir mudar isso".
A expressão 'de fato' tem realmente que ser evitada;
A palavra 'mas' pode ser substituída por 'e';
Em vez da palavra 'espero' use 'conto com'.
A palavra 'mas' pode ser substituída por 'e';
Em vez da palavra 'espero' use 'conto com'.
Saber criticar
Identifique o
comportamento que quer criticar. Critique uma ação, não uma pessoa.
Especifique a sua crítica. Em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de “dia y".
Especifique a sua crítica. Em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de “dia y".
O comportamento que se
critica, deve ser susceptível de melhorar.
Use o 'eu' ou 'nós'
para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.
Certifique-se que o
outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.
Não faça rodeios: vá
diretamente ao assunto e fique calmo.
Mostre claramente que
o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver
o problema.
Não fique zangado ou
sarcástico, só tem efeitos negativos.
Mostre à pessoa que
entende os sentimentos dela.
Se fizer a sua crítica
por escrito, convém amenizar primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se
que só o destinatário da crítica receba a carta ou o email.
Comece por dizer algo positivo.
Comece por dizer algo positivo.
Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa
Calbertodias
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