Professor Calbertodias

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Motivação -  um desafio constante dos empregadores

No atual mercado de trabalho, os empregadores estão sempre buscando  atrair novos trabalhadores e tudo começa com o recrutamento. É crucial estimular, encorajar e motivar os seus colaboradores, se deseja continuar a tê-los do seu lado.
Como motivar os colaboradores?

Motivar os seus trabalhadores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração não é suficiente. Um carro da empresa, benefícios extras e um aumento, funcionam mas continuam a não ser suficientes.
Na maioria das pessoas, os fatores que as motivam encontram-se nos desejos humanos como o reconhecimento, o apreço, o estar ocupado com coisas que fazem sentido, etc. Motivar é de fato complicado, por isso deixo-lhes algumas dicas para motivar a sua equipe:
- Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer o seu trabalho. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostre-se receptivo.

- Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa.
- Tenha uma atitude positiva em relação à interação social e ao trabalho de equipe.

- Mantenha as pessoas informadas sempre que possível.

- As incertezas podem desmotivar a sua equipe.

- Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função.

- Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia.

- Dê aos seus trabalhadores objetivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.

- Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço.

- Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça sem saber que as pode cumprir.

- Defenda a sua equipe. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar.

- Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um.

- Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.

Como desmotivar colaboradores?

Deixo-lhes uma lista de pontos com os quais pode desmotivar o seu colaborador mais entusiasta. Aplique-os e pode ter a certeza que até os mais motivados não tardam a perder o ânimo.

- Dê uma resposta vaga e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os o mais rapidamente possível.

- Elabore uma quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos seus colaboradores.

- Planifique reuniões improdutivas e obrigue os seus colaboradores a estarem presentes.
Estimule a competição interna.

- Esqueça-se propositadamente de passar informações importantes, impedindo assim os seus colaboradores de trabalharem como deve ser.

- Não seja construtivo no seu feedback e nas suas observações.

- Não use os talentos dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes.

- Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados.

- Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados.

- Trate os seus colaboradores de forma injusta. Faça promessas que não pode ou não quer cumprir (mas não ponha nada no papel).

Uso da linguagem e motivação
Impor os seus pontos de vista à sua equipe de uma forma pouco correta, não o leva a lado nenhum. Para manter elevado o nível de motivação dos seus colaboradores, é muito importante dizer-lhes o que deseja.
Por exemplo:

Em vez de: "Não quero que tire férias nesta altura", diga: "Queria que por esse e aquele motivo estivesse presente para reforçar a equipe".
Em vez de: "Não está a fazer isto como deve ser", diga: "É melhor fazer isto a partir de agora desta maneira".

Em vez de: "Porquê é que fazem reuniões tão longas?", diga: "Pensem em formas de fazer reuniões mais eficientes".

Em vez de: "Isto está bem feito, mas aquilo está mal", diga: "É melhor fazer aquilo desta maneira, para ficar tão perfeito como o trabalho que está a fazer agora, que está muito bom".

Os seus colaboradores querem objetividade e obtêm melhores resultados com um padrão de linguagem claro. Às vezes é preciso refletir um pouco para traduzir um "contexto não" para um "contexto sim". Mas, com tempo, é possível fazer disso um hábito.
Palavras proibidas
Há três palavras que convém não usar se quer motivar a sua equipe: de fato, mas e espero.

De fato expressa dúvidas;
Mas é uma negação da frase anterior;

Espero mostra que gostaria que as coisas mudassem mas que não acredita que isso alguma vez vá acontecer.
Se, durante uma conversa de avaliação, disser: "Estou de fato satisfeito com seu desempenho, mas acho que é  uma pena necessitar de tanto tempo para concluir o seu trabalho, por isso espero que isto mude."  O colaborador vai interpretar o seguinte:

"Não estou nada satisfeito porque você é demasiado vagaroso e não acredito que      alguma vez vá conseguir mudar isso".

A expressão 'de fato' tem realmente que ser evitada;

A palavra 'mas' pode ser substituída por 'e';

Em vez da palavra 'espero' use 'conto com'.

Saber criticar
12 regras para dizer a alguém, de uma forma construtiva, que fez alguma coisa mal feita:

Identifique o comportamento que quer criticar. Critique uma ação, não uma pessoa.

Especifique a sua crítica. Em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de “dia y".

O comportamento que se critica, deve ser susceptível de melhorar.

Use o 'eu' ou 'nós' para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.

Certifique-se que o outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.

Não faça rodeios: vá diretamente ao assunto e fique calmo.

Mostre claramente que o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver o problema.

Não fique zangado ou sarcástico, só tem efeitos negativos.

Mostre à pessoa que entende os sentimentos dela.

Se fizer a sua crítica por escrito, convém amenizar primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se que só o destinatário da crítica receba a carta ou o email.

Comece por dizer algo positivo.

Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa


Maio/ 2012
Calbertodias

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