GERAÇÃO Y
A Geração
Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet
, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns
autores, como Don Tapscott, à corte dos nascidos após 1980 e, segundo outros,
de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida
pela geração Z.
A Geração
Y, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma legião de adolescentes
revoltados ligados ao mundo fechado da comunicação tecnológica. São pessoas que
possivelmente nasceram entre 1980 e 2000 (não há uma limitação específica),
também conhecidos como filhos da geração X.
É uma
geração relativamente nova, e algumas de suas definições ainda estão sendo
estabelecidas, além de suas características marcantes.
No
aspecto geral, possuem em seu berço um mundo com tendências fortemente
globalizadas e cercado de tecnologia em ascensão, desta forma é possível
verificar a grande afinidade com as mudanças, principalmente no estilo de
vida.
Outro
aspecto interessante dessa geração, é a forma como essas pessoas se comunicam
na área profissional.
Antes a
comunicação era formal e de menor interação entre os colaboradores,
principalmente quando se tratava de cargos superiores e inferiores, hoje não
vemos mais essa formalidade, existe uma interação maior e troca de
conhecimentos, sejam eles pessoas mais estudadas ou não. Este tipo de
comunicação acaba rompendo barreiras e formando laços de amizade, sem esquecer
o lado profissional.
Trata-se
de pessoas maduras, com maior inteligência emocional, que não misturam as
situações. Podem ser melhores amigos, mas na hora do trabalho são totalmente
profissionais, e por isso são considerados ótimos colaboradores, que não geram
problemas desnecessários de relacionamento interpessoal.
Para
muitos especialistas e empresários, as pessoas são ideais para fazer
parte da equipe, pois garantem um ambiente de trabalho tranquilo e confiável,
principalmente por que estas pessoas costumam ser fiéis ao que acreditam, e se
empenham para cumprir suas metas e conquistarem seus objetivos dentro de uma
empresa.
Algumas
dicas valiosas para os gestores que desejam contratar este tipo de colaborador,
é sempre estar disponível, o mais próximo possível para ouví-los, procure se
comunicar através de vários meios: como redes sociais, e-mails e
celular.
Estes
com certeza são os métodos mais eficazes para o contato com essas
pessoas. Outra característica interessante desta geração, é
que 1/5 dessas pessoas já são chefes de equipe, o que demonstra uma
grande capacidade e espírito de liderança. Esta geração tem pressa de subir
rápido de cargo e procuram atender a todas as necessidades da empresa, sem
gerar concorrência entre os colaboradores da mesma.
Devido
a tais características, muitas vezes ligadas a pró-atividade e estilo de vida
foi necessário re-estruturações em diversos segmentos do trabalho afim de
adaptação.
Não
existem mais tantas salas e paredes como antigamente, o ambiente é mais limpo e
aberto ao diálogo entre todos os integrantes da equipe.
A geração
Y com certeza é composta por pessoas que vão gerar cada vez mais lucros
para as empresas com uma mentalidade mais avançada.
São os
profissionais que melhor se adaptam a todas as áreas e que proporcionam aos
líderes e donos de empresas os melhores resultados e certeza de bons negócios.
A geração
Y também são conhecidos por serem multitarefa, isto é, conseguem fazer
várias coisas ao mesmo tempo, como falar no telefone, entrar em sites de
relacionamentos, enviar mensagens e até mesmo ouvir músicas.
Esta
característica de multitarefa também é fortemente aliada e propiciada
pela tecnologia. Na questão profissional, é muito valioso ter pessoas
da geração Y na sua equipe, pois estes profissionais sempre estão em
busca de informações novas, atualizadas e procuram por soluções rápidas e
fáceis para os problemas.
Sem
contar que são super aptos à tecnologias em geral, como o uso de computador
para todos os tipos de tarefas, (já citei no capitulo anterior) até mesmo para
ler livros, preferem escrever e-mails do que cartas e não costumam ser fiéis a
marcas, o que gera maior concorrência entre os fabricantes em geral.
De
forma geral, os indivíduos caracterizados por serem da geração Y não
possuem barreiras perante as tecnologias como as gerações anteriores.
Em
suma, o que podemos perceber na caracterização dessa geração, é que são pessoas
bem resolvidas, inteligentes, que buscam ajudar o meio ambiente, pensam em
atitudes sustentáveis, procuram ter menos filhos e tentam se engajar e planejar
um futuro melhor para a próxima geração, que serão seus filhos.
A
geração Y é conhecida por ser uma geração que vivenciou muitos avanços
tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se
potências mundiais. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos
de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, vários
tipos de jogos, e muito mais.
Por
terem esse contato todo com a tecnologia, acabaram ficando conhecidos por serem
pessoas com QI, em sua grande parte, acima do normal para os nascidos na
Geração X.
A
Geração Y também é conhecida por ter grande muitos sonhos, e é normal encontrar
jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego
anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer
profissionalmente.
As
empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem
diversas pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração Y está
interessada, como eles querem ser atendido, o que eles estão procurando,
pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenados em novas
tecnologias e novos produtos.
A
geração Y, também denominada como Millennials, é um público ávido
por inovações, querem ter sempre a televisão mais moderna, o smartphone do
momento, todos os produtos mais tecnológicos possíveis. Em contrapartida,
a geração Y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio
ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito
interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem.
A
entrada desses jovens no mercado de trabalho tem provocado alguns conflitos nas
empresas, gerados, em muitos casos, pela diferença de estilos e pela pouca
habilidade dos gestores em tratar algumas características dessa nova geração.
Alguns
gerentes e supervisores estão animados com a entrada da Geração Y no mercado,
pois percebem que é uma geração com grande potencial e muitas qualidades a
oferecer ao ambiente de trabalho. Mas o fato é que quase todos estão
frustrados, preocupados e boquiabertos com a audácia de alguns de seus
funcionários mais jovens.
Esse
conflito exige algumas reflexões sobre o papel de cada geração.
No
ambiente familiar, muitos dos atuais gestores são pais de jovens da Geração Y,
que apostaram em uma educação mais liberal e tiveram dificuldades em colocar
limites nos filhos e em exercer de forma plena a figura da autoridade.
Agora,
veem-se diante do desafio de lidar com a chegada da Geração Y nas empresas.
Jovens que, formados nesse ambiente familiar mais democrático, acham natural
questionar regras, querem ver seus desejos atendidos e acreditam que a empresa
tem a obrigação de prover tudo o que precisam.
Além
da dificuldade dos pais/gestores em impor limites, o atual momento de
aquecimento do mercado de trabalho é outro fator que contribui para dar a
impressão de que a Y é mais inquieta, impaciente e menos comprometida do que as
gerações anteriores.
Como a
grande maioria das empresas tem encontrado dificuldades em contratar
profissionais qualificados para preencher seus quadros, os jovens profissionais
passaram, então, a ser disputados pelo mercado.
E não
hesitam em buscar uma nova colocação se não estiverem satisfeitos com o atual
empregador. É importante refletir se não estamos ‘mistificando a chamada
geração Y, atribuindo-lhe características que, na verdade, são comuns aos
jovens de qualquer geração ― como a impaciência, por exemplo, jovens profissionais
sempre precisaram de orientação para entender que não se colhem resultados
imediatos no trabalho.
É
preciso que os gestores deixem claro que o relacionamento profissional exige a
definição de compromissos e responsabilidades de ambos os lados, não apenas do
empregador.
Atrair
e reter a Geração Y é hoje um grande desafio para as empresas.
Para
isso, é importante desenvolver e oferecer aspectos como: (1) práticas de
remuneração compatíveis com o mercado; (2) negociação de horário de
trabalho, quando possível; (3) oportunidades de desenvolvimento; (4) clareza
das responsabilidades e dos resultados esperados; (5) reconhecimento pelos
resultados; (6) oportunidade para os profissionais expressarem suas ideias; (7)
acesso a quem toma decisões; e (8) possibilidade de balancear vida profissional
e interesses pessoais.
A nova
roupagem do antigo conflito de gerações exige cuidado e esforço de ambos os
lados. Cabe à Geração Y pensar sobre que tipo de comportamento leva ao
reconhecimento, entendendo que ele é resultado do trabalho.
E cabe aos gestores mostrar aos jovens
profissionais as perspectivas de futuro e desafios, como também os limites da
organização Mas, acima de tudo, uma das coisas que ao longo destes anos
tenho percebido, principalmente tendo meus filhos, Fabricio e Bruna, como
exemplo, é que a Geração Y, acima de tudo dá muita importância a flexibilidade
do que próprio fator salário.
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