Professor Calbertodias

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MOTIVAÇÃO


Introdução
Com a globalização, o aumento da competitividade entre as empresas e os custos de contratação e treinamento subindo para as alturas na maioria destas, nunca houve melhor ocasião do que agora para obter-se o melhor que os empregados podem dar. Para conseguir-se o melhor de cada funcionário, estes devem estar motivados. Essas motivações, como vêm, começam com um único princípio: compreenda o indivíduo que quer motivar. A competitividade e a lucratividade das empresas, hoje, não estão mais sendo decididas por máquinas ou pela tecnologia ou pela capacidade de produção, mas sim pelas pessoas que trabalham nas empresas. Até a teoria da qualidade total, tão em moda agora, passa pela motivação antes, pois se as pessoas não estiverem motivadas, não irão procurar melhorar sempre ou buscar o erro mínimo, etc. Portanto, a questão da motivação se tornou de suma importância para as empresas e conhecer meios de manter todos os funcionários motivados a executar seu trabalho, é conhecer meios de buscar a qualidade total e conhecer meios de prosperar e obter o sucesso e os lucros.

O QUE É MOTIVAÇÃO

Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogo. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. Analisando as enquetes a respeito do assunto percebemos que existem ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação. Vemos ainda que a motivação seja quase sempre relacionada com desempenho positivo.
Isabel Peixoto (Motivação nas Organizações), afirma que os fatores que levam uma pessoa a caminhar em determinada direção podem-lhe ser intrínsecos ou extrínsecos. Quando são intrínsecos, há motivação; quando são extrínsecos, há apenas movimento. É fato que muitas vezes, uma pessoa sente-se levada a fazer algo para evitar uma punição ou para conquistar uma recompensa. Entretanto, em ambos os casos, a iniciativa para a realização da tarefa não partiu da própria pessoa, mas de um terceiro, que a estimulou de alguma forma para que ela se movimentasse em direção ao objetivo pretendido. A pessoa não teria caminhado em direção ao objetivo caso não houvesse a punição ou a recompensa. As pessoas podem, também, agirem levadas por um impulso interno, por uma necessidade interior. Neste caso, existe vontade própria para alcançar o objetivo, existe motivação, que pode ser transformada em movimento permanente por meio da doutrinação. Aliás, é isso que as organizações produtivas buscam. Porém, na maioria das vezes, o que se vê é a aplicação de técnicas de estimulo ao movimento imediatista. O movimento é uma situação passageira. Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamento indesejável.

O QUE MOTIVA AS PESSOAS

- Reconhecimento;
- Ser tratado como pessoa;
- Ser tratado de modo justo;
- Ser ouvido;
- Desafios;
- Novas oportunidades;
- Orgulho do próprio trabalho;
- Condições de trabalho adequadas:
-Sensação de ser útil;
-Ser aceito como é.

TIPOS DE MOTIVAÇÃO

De acordo com Isabel Peixoto, de um modo geral, as pessoas são levadas à ação, pelos seguintes fatores:
1. Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou um funcionário "obedece ao chefe.".
2. Pressão social: Noventa por cento das pessoas trabalha porque a sociedade espera que ela trabalhe. Muitas pessoas desejam casar porque a sociedade espera isso delas, um funcionário procura progredir na empresa porque é isso que se espera dele.
3. Fatores internos: Ocasionalmente encontramos pessoas que agem por conta própria. São pessoas auto motivadas que agem em função do que julgam bom para elas e para o bem comum.
São pessoas que agem, não por terem sido mandadas, e, nem por terem sido pressionadas pelas expectativas das pessoas que a rodeiam, mas por consciência da conveniência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar dos frutos de suas realizações.

COMO CRIAR CONDIÇÕES PARA A MOTIVAÇÃO

- Identificar as necessidades e anseios das pessoas;
- Buscar o trabalho que mais atrai a pessoa;
- Reconhecer o bom desempenho;
- Facilitar o desenvolvimento da pessoa;
- Projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente;
- Adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho;
- Garantir meios para o "feedback" positivo;
-Aperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais.

MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A motivação nas empresas tem sido alvo de diversos estudos. O que é que leva realmente as pessoas a estarem motivadas e mais produtivas? A grande parte dos gestores tenta encontrar resposta para esta questão. Só depois de se conhecerem as fontes de motivação dos trabalhadores é que se podem esperar ganhos adicionais, efetuando, ao mesmo tempo, uma eficaz gestão de recursos humanos. O sucesso de qualquer organização passa sem dúvida pelo nível de motivação dos seus colaboradores. Afinal, o que é que leva os trabalhadores a continuarem ligados à empresa, seguindo as regras e convicções da mesma?
Atualmente, o dinheiro já não é o principal fator de motivação. Os trabalhadores já não são meros assalariados, vivendo em função do salário que chega ao fim do mês. Os trabalhadores são pessoas com sentimentos, desejos e ambições. Ninguém pode negar que luta por uma estabilidade econômica e financeira, mas as pessoas também se esforçam para conseguir realizarem-se profissionalmente. Mais importante que o pagamento no final do mês, é a satisfação que se pode levar para casa, ao final de cada dia, sabendo que se desempenharam bem as funções que estavam atribuídas, e que esse desempenho irá ser reconhecido.
É este o melhor prêmio que o trabalhador pode levar para casa. Idealmente, a remuneração deveria acompanhar o bom desempenho, como forma de recompensa e reconhecimento. Mas mesmo que tal não aconteça, o trabalhador tem consciência das suas capacidades e habilitações, o que faz com que não desanime, pois tem sempre a possibilidade de oferecer os seus serviços a outras organizações que se disponha a valorizar as suas capacidades. As empresas que de alguma maneira já conseguiram descobrir a origem da motivação dos seus colaboradores, devem trabalhar no sentido de mantê-la e incrementar, de forma a maximizar as potencialidades dos seus mais importantes recursos: as pessoas. Um bom gestor é aquele que consegue gerir as aptidões e competências que se movem na empresa, mantendo interditamente a motivação. Se o gestor adaptar os seus métodos de gestão às capacidades e talentos revelados pelos seus colaboradores, haverá uma resposta muito mais positiva por parte dos mesmos. Convém não esquecer que trabalhadores motivados e reconhecidos, aumentam o nível de qualidade e quantidade de desempenho, e consequentemente, aumenta a produção.

OS DOIS CAMINHOS DA MOTIVAÇÃO: A AJUDA DA EMPRESA E DA PESSOA

Existem duas formas de se ver a motivação, uma é pelo ponto de vista da empresa que é a mais importante e a outra é a que vem das pessoas.
O que se pode compreender é que a motivação nas pessoas ocorre se elas querem se motivar, e alguns esforços que fazemos para levá-las a motivação costumam durar pouco e logo se esvai.
Uma empresa pode construir um ambiente de trabalho propício para que os funcionários se motivem ou se mantenham motivados.
As atitudes da empresa são:
compromisso com os objetivos de planejamento; A expectativa com o crescimento através do seu trabalho na empresa.
A forma de como o líder atua no dia-a-dia. Que ele se sinta recompensado por salário de acordo com suas necessidades
Adequação de sua atividade ao seu perfil individual.

CONCLUSÃO
Na verdade motivação é algo endógeno, ou seja, só o próprio indivíduo pode se motivar. A motivação vem de dentro para fora. Os líderes e treinamentos de motivação só tentem despertar algo dentro da pessoa que faça com que ela se motive. Por melhor que sejam esses líderes e esses treinamentos se a pessoa a ser motivada não quiser, não adianta.
Outro fato importante a ser destacado é que são tantos os fatores que interferem na motivação que, de indivíduo para indivíduo estes podem mudar. Por isso a dificuldade de motivar as pessoas de uma empresa como um todo.
O certo é que a pessoa que faz aquilo que gosta, tem reconhecimento e recompensa por isto, recompensa esta que viabilize suas necessidades; estará motivado sempre a executar seu trabalho e a executá-lo da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário